Brasileiro de Asa 2011 - Sapiranga prova 3

Nessa quinta-feira (20) mais um dia de condição fraca em Sapiranga. Rampa encoberta, muita umidade e indefinição para realização da terceira prova da etapa, que contou com uma triangulação de 46 quilômetros, primeiro start às 15:15 hs e nenhum piloto no goal. Mais uma vez o melhor do dia foi o gaúcho André Wolf que pousou a apenas cinco quilômetros da chegada e segue absoluto na liderança da etapa. Glauco Pinto (DF), sexto no dia, assume a vice-liderança com uma diferença superior a quinhentos pontos do líder. Mais uma vez destaque catarinense na categoria Ascendente. O piloto de Florianópolis Renato Ribeiro - Renatinho - mandou muito bem e garantiu a quarta colocação no dia, atrás apenas de André Wolf, Cesar Castro e Monex, ambos pilotos locais de Sapiranga. Com o grande feito Renatinho assume a liderança na categoria Ascendente e é seguido de perto por Robert Etzold, também de Santa Catarina. Infelizmente, a cada dia a condição vem declinando e com ela as pontuações também têm diminuído. Somente no primeiro dia foi alcançada pontuação máxima de uma prova (1000 pontos). Já no segundo dia, mesmo tendo completado a prova, e sendo o único piloto no goal, André Wolf obteve apenas 671 pontos, enquanto que 329 no terceiro dia, vencendo a prova e ficando somente a 5 kms do goal. Não é tão simples de entender mas o fato é que o sistema de apuração (GAP) é relativo e, além de diversos parâmetros definidos para cada prova, leva em consideração ainda os voos de todos os demais pilotos, de maneira comparativa. Como a maioria dos voos foi bem ruim os pilotos com bons voos acabam sendo "penalizados" no que diz respeito à pontuação. Vamos torcer para que a condição melhore nos dois dias que ainda restam para que os pilotos possam aproveitar a estada pelo Rio Grande do Sul da maneira que mais gostam, voando... Confiram os resultados oficiais em Super Race 2011.

Brasileiro de Asa 2011 - Sapiranga prova 2

Quarto dia de competição e prova de 58 quilômetros realizada nessa quarta-feira (19) após a passagem de uma frente fria que impediu a disputa no dia anterior. Excesso de umidade no ar e teto abaixo dos mil metros durante todo o percurso. As decolagens aconteceram no Morro Ferrabraz, em Sapiranga, e o goal foi na localidade de Lomba Grande, após uma triangulação de quatro pilões. André Wolf mais uma vez foi imbatível, sendo o único piloto a completar a prova. André segue na liderança da etapa seguido pelos pilotos da equipe do Corinthias Michel Louzada (SP) e David Brito (SP). Grata surpresa ver os pilotos de Santa Catarina ocupando as três primeiras colocações na categoria Ascendente. Robert Etzold se mantém na liderança seguido por Renato Ribeiro e Marco Melegari, que ganharam uma posição nesse segundo dia de prova e agora ocupam a 2ª e 3ª colocações em um dia de condição extremamente técnica, teto baixo e térmicas fracas. Mais informações sobre essa primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2011 nos blogs: Super Race - Timão nas Alturas - Brasileiro 2011.

Brasileiro de Asa 2011 - Sapiranga prova 1

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2011 teve início no último dia 16 de janeiro na cidade de Sapiranga, Rio Grande do Sul, com cerca de 30 pilotos inscritos. Mais uma vez o gaúcho André Wolf, atual campeão brasileiro, saiu à frente na disputa da Elite. No domingo (16), primeiro dia de competição, a prova foi cancelada por falta de segurança às decolagens. No dia 17, segunda-feira, foi realizada a primeira prova, uma triangulação de 60 quilômetros com pouso na sede da Associação Gaúcha de Voo Livre. André Wolf foi o único piloto a completar o percurso, garantindo pontuação máxima no dia. O piloto do Distrito Federal, Glauco Pinto, ficou com a segunda colocação. Destaque para o piloto de Balneário Camboriú Robert Etzold que garantiu a terceira colocação geral e saiu na liderança da categoria Ascendente na disputa de 2011. O Estado de Santa Catarina, aliás, está sendo representado na competição pelos pilotos da equipe Talento Arilton Bittencourt (Tingão), Marco Melegari (Robozinho) e Renato Ribeiro; além de Robert Etzold e Ricardo Neto (Dingo). Os atuais campeão e vice catarinense - Robo e Renatinho - também mandaram muito bem e garantiram, respectivamente, a 4ª e 3ª colocações na categoria Ascendente nesse primeiro dia. Nessa terça-feira (18), por falta de condições climáticas em razão da passagem de uma frente fria pela região, novo cancelamento. Informações oficiais e resultados do evento podem ser encontrados no site do Super Race 2011.