A organização do campeonato paulista de asa delta de 2008, mantendo o compromisso com a melhoria das competições no estado, resolveu inovar.
Como nosso esporte depende de condições climáticas favoráveis, ao longo do ano inúmeras etapas são perdidas pela falta de cooperação de "São Pedro". Vão por água abaixo também todo o empenho da galera que deu duro para que ela acontecesse, sejam os organizadores, patrocinadores, entes públicos e também a comunidade local, que sempre aguarda anciosa para ver um espetáculo de cores no ar.
Pensando nisso, em 2008, a exemplo do que já ocorre no campeonato catarinense de asa delta, os paulistas criaram a figura da "Janela", que nada mais é do que um período de 03 finais de semana consecutivos reservados para a realização da etapa em determinada localidade. Caso na primeira data a condição seja desfavorável, a organização anunciará sua transferência para o final de semana seguinte, e assim por diante.

Dessa maneira, os esforços realizados para cada etapa, como produção de troféus, confecção de camisetas, planejamento e logística, ficam preservados.

Apesar desse formato já ser utilizado aqui, em terras catarinas, uma coisa poderíamos aprender com eles. O cancelamento da etapa será informado com a devida antecedência, provavelmente na quinta-feira anterior. Dessa forma os pilotos também podem se programar e evitar o desperdício de alvarás, tempo e dinheiro, além de não se perder uma tarde ou duas na rampa esperando para ver se vai dar vôo, quando na verdade já se sabe que não há condição.

É claro, as previsões não são exatas, erros irão acontecer, mas a possibilidade de boas etapas e menos frustração geral deve falar mais alto.

E qual o problema se a previsão realmente falhar, uma etapa for cancelada e no sábado pela manhã abrir aquele céu. Ao invés de perdermos tempo criticando a organização, deveríamos agradecer aos céus, pegar nossos brinquedos e ir para o playground em busca de diversão. Melhor ainda, sabendo que a etapa ainda vai rolar naquele pico.

Nenhum comentário: