Rastreamento de pilotos no Brasileiro de Asa.











SPOT, tecnologia de rastreamento por satélite,  ganha novos adeptos no universo dos pilotos de asa delta no Brasil, o que permitirá o acompanhamento simultâneo de grande parte dos voos que serão realizados por competidores de ponta durante a etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta que acontecerá na cidade de Brasília nos próximos dias 26 de agosto a 1º de setembro. 

O sistema de rastreamento emite, a cada dez minutos, um sinal via satélite informando as coordenadas do usuário, as informações são plotadas numa interface do googlemaps e permitem saber exatamente a localização de cada piloto, bem como acompanhar o seu percurso.

Muito utilizado por adeptos dos esportes radicais e aventureiros em todo o planeta, o SPOT tem como principal finalidade garantir e agilizar numa possível situação de emergência dando tranquilidade aos usuários e familiares que poderão acionar o resgate com a exata localização do usuário.

Para nós pilotos significa ainda facilidade no transporte/resgate após um dia de voo. Para a pessoa que estiver dando apoio por terra basta ter em mãos um dispositivo de celular e sinal de internet poderá, com um clique, visualizar no mapa o local exato do pouso. Há ainda um grande benefício aos inúmeros pilotos e aficcionados do esporte que mesmo sem poder estarem presentes nos campeonatos poderão acompanhar, praticamente ao vivo, os voos de boa parte dos competidoresde de casa ou do escritório.

Em Santa Catarina o primeiro piloto a contar com essa tecnologia será Robert Etzold, atual campeão estadual e na briga pelas primeiras posições no campeonato brasileiro. 

Até pouco tempo somente era possível acompanhar de forma individualizada o voo de cada piloto acessando sua página do SPOT na internet. Com a possibilidade da quebra do recorde mundial, que aconteceu no ultimo mês de julho, alguma boa alma com entendimento suficiente na área desenvolveu e disponibilizou gratuitamente uma nova interface que permite acompanhar inúmeros pilotos ao mesmo tempo, em uma única página.

Aqui no Brasil, nosso prezado Comandante Fiães, o homem dos bastidores tecnológicos do Brasileiro de Asa, tratou de aproveitar essa ferramenta e colocou os SPOTS de grande parte dos pilotos brasileiros nesse formato para acompanhamento conjunto (http://www.flytrace.com/Tracker/map.aspx?group=43).

Os links diretos para esta página acompanhar os SPOTs durante o Brasileiro de Asa, bem como para o SPOT individual do piloto catarinense Robert Etzold estão disponibilizados neste blog, ao campo superior direito da página, na seção Pilotos em Voo (online). 

Aproveite essa nova tecnologia, e se não pode estar no céu com eles voe nem que seja virtualmente.

Nenhum comentário: