Vils Brothers, em seu blog, fazem votos de um feliz natal e um 2008 com altos vôos, e ainda aproveitam para brindar a galera com esse magnífico vídeo-cartão.
### FELIZ 2008 ###
Vils Brothers, em seu blog, fazem votos de um feliz natal e um 2008 com altos vôos, e ainda aproveitam para brindar a galera com esse magnífico vídeo-cartão.
### FELIZ 2008 ###
Agora só falta eles darem um jeito de acabar com aquele barulho incômodo...
Para quem não teve a oportunidade de conhecê-lo, o americano Mike Barber, é uma daquelas pessoas serenas mas completamente obstinadas para alcançar aquilo que desejam. Sua paixão é o vôo livre de longas distâncias, o famoso Cross Country, ou XC.
Após o Sol ter brilhado sem dó durante o final de semana, a segunda-feira amanheceu chuvosa aqui em Balneário Camboriú/SC, mas enquanto isso, lá no Rio, deu Cristo novamente, como não podia deixar de ser, o Nader foi até lá no final de tarde para conferir. Ao lado o registro do momento especial, em mais uma de suas fantásticas fotos. Para quem não sabe, Nader Couri é o voador/idealizador do documentário "Asas um Sonho Carioca", um filme de Sylvestre Campe, premiado no V Festival Internacional de Cinema de 2006, na categoria de filmes de montanha. Ainda não viu, não fique aí parado, é alucinante, e pode ser adquirido pelo site em formato DVD. Talvez, as mais belas imagens do vôo livre de asa delta já captadas por lentes profissionais.
Chico Santos, da GOUP, acaba de anunciar que, atendendo ao grande número de pedidos, em breve estará disponibilizando para aquisição um kit composto por camiseta e DVD de tudo que rolou durante o Rally dos Sertões. Aguardem, logo logo mais informações.
No próximo sábado, dia 15, acontecerá a festa de encerramento do Campeonato OnLine de XCountry do Sul do Brasil, o FLEXICOTTON. O formato do campeonato é fantástico, instiga os pilotos a buscarem a condição para realização de vôos mais longos. São computados os 05 melhores vôos de cada piloto, limitado ao máximo de 02 os vôos de uma mesma rampa. Dessa forma, além da obrigação de voar em localidades variadas, faz-se justiça e equilibra-se a disputa, não havendo favorecimento aos pilotos que moram próximos a picos de vôo com melhor condição, nem prejuízo àqueles onde o vôo é mais fraco. Os números do campeonato:
Pilotos Inscritos: SC (68); PR (25) e RS (12).
Vôos Realizados: SC (332); PR (58) e RS (122).
Distância Voada: SC (10.385,41 km); PR (1.572,69 km); RS (3.458,47 km) - Total: 15.416,56 km.
Vôo mais longo: SC(144,58 km); PR (95,19 km) e RS (115,58 km).
Média dos Vôos: SC (31,28 km); PR (27,12 km) e RS (28,35 km).
Local: Hotel Fazenda Mundo Novo (chalés próximo à sede)
Cidade: Pomerode/SC
Dia: 15 de dezembro de 2007
Horas: 20:00 hrs
Nosso querido Zé Maria, agora com sua Aeros Combat, tem mostrado o que o vôo livre representa para ele nesse momento. Um cara sensacional, que ama o esporte e tem se dedicado a voar distâncias aonde quer que a condição esteja. Zé Maria, depois de um ano de condições fracas, aproveitando a melhora das últimas semanas, e na disputa pelo primeiro lugar do Campeonato de XC de Santa Catarina, o Flexicotton, se dedicou integralmente nos últimos 15 dias à busca de bons vôos. Esteve no Escalvado, Canelinha, Jaraguá do Sul e por fim em Tangará, sempre acompanhado de sua fiel escudeira Yara. O que seria de um voador sem o apoio da companheira. Às vezes investindo na barca junto comigo, Robert ou João Rotor, outras, na garra, sozinho com obstinação.
Vem de lá galera do vôo livre. Nesse domingo, 09/12, às 22:30, será veiculado na ESPN Brasil a cobertura do Rally SOSertões, que aconteceu durante o mês de novembro no sertão nordestino. A expedição partiu de Recife até os Lençóis Maranhenses, tendo sido coberto um total de 1080 km, em 7 dias de vôo. O programa terá 50 minutos de duração e será inteiramente dedicado ao vôo livre. Não percam. Mais informações no site oficial do evento, SOSERTÃO, by Chico Santos.
Acontece nesse final de semana (07, 08 e 09) o 15º Festival Sul-Brasileiro de Vôo Livre, a ser realizado na cidade Timbé do Sul/SC. Aberto para pilotos de asa e parapente, o evento contará com premiação em dinheiro correspondente a 50% do valor arrecadado com as inscrições, que podem ser feitas no pouso oficial do Poço do Caixão, a R$ 30,00, garantindo direito a camiseta personalizada do evento, café da manhã no sábado e domingo, alojamento no pouso com completa infra-estrutura para camping, troféus para os primeiros colocados de cada modalidade, ingresso para o show da banda Iriê e transporte para a rampa de decolagem.
Nesse sábado a galera do médio vale se reuniu para um free fly em Canelinha. Presentes Amílcar, Dingo, Zé Maria, Robert, Henrique, Cristiano, Simas, Fábio Negão, Maninho, Victor e Nilton. A intenção era chegar cedo à rampa, mais uma vez não conseguimos. Asas montadas o primeiro pelotão decolou por volta de 12:40 (Beto, Zé e Maninho). Uma saída bastante suada com térmicas quebradas e fortes descentes, cerca de 30 minutos de vôo próximo a área da decolagem, os três se alternando e birutando uns para os outros. Graças a isso em determinado momento foi possível engatar numa termal mais consistente que nos levou à casa dos 1.300 metros. Foi o suficiente para partida ao cross. Até esse momento os demais pilotos não haviam nem decolado ainda. Robert e Zé Maria jogaram para a roubada já na rota em direção a Santo Amaro. Eu, como sempre mais receoso, peguei justamente o sentido contrário e tirei em direção à BR-101. Uns 5 km depois encontrei outra ascendente e com a maior possibilidade de pousos nessa rota direcionei novamente o vôo no sentido SAI. O teto ali era mais baixo do que na região do vale, em razão da proximidade com o mar. Entubei a apenas 1.000 metros e depois disso não mais superei essa altura. Nos 15 km fiquei baixo em uma região de poucos pousos, mas com duas opções para salvar a brincadeira, 100 metros, cinto aberto, um pequeno piriri começa no vário. Hora de concentração. Deu certo, aos poucos fui subindo na deriva dela mas só alcancei 750 metros. A essa altura estava também um helicóptero enorme do exército que deve ter me visto botando a asa de faca para facilitar a visualização, pois logo alterou sua rota. Numa decisão errada encarei o vento de frente na direção de Biguaçú e por lá acabei pousando, numa área de plantação de grama de dar gosto. Depois fiquei sabendo que o Robert tinha cumprido o vôo declarado e pousado na sede do Clube de Vôo da Lagoa, em Santo Amaro. Zé Maria ficou próximo a mim em Antônio Carlos. Surpresa foi chegar a SAI para resgatar o Beto e ver o Dingo feliz da vida tomando uma cervejinha gelada. Decolou bem atrasado mas mesmo assim concluiu o percurso previsto. Não tive, até então, notícias do resto da galera.