Em reunião realizada no último dia 09, em Timbé do Sul/SC, com a participação de representantes da Federação Catarinense de Vôo Livre e dos Clubes de Vôo Livre da Galera (CVLG) e Jaraguá Clube de Vôo Livre (JCVL), foram discutidas as alterações no Regulamento 2008 do Campeonato Catarinense de Asa Delta.
As alterações sugeridas pela comissão de voadores do CVLG, atual organizadora do CCAD, tinham como objetivo adequar o regulamento, um tanto quanto obsoleto, à realidade atual do esporte, bem como promover uma disputa mais justa e ao mesmo tempo mais competitiva, direcionada ao aprimoramento de todos pilotos catarinenses e incentivo aos novos voadores.
1) Pontuação nas Provas de XCountry: provas de distância deverão ter sempre gol pré-definido, e a pontuação será proporcional à quilometragem voada em relação ao total do percurso. Pontuação máxima de 1.000 pontos atribuída apenas no caso de piloto no gol, sendo mantido o cálculo de tempo atualmente e vigor;
2) Validação das Provas: a) provas com triangulação serão validadas quando pelo menos um piloto consiga fazer o primeiro pilão; b) provas de distância com gol pré-definido serão validadas no caso de pelo menos um piloto atingir a distância minima de 20 vezes a altura da decolagem;
3) Cancelamento de Prova: o cancelamento de uma prova ficará a cargo, sempre, da decisão de uma comissão de 03 pilotos, pré-definida, sendo: 01 voador local, 01 pessoa da organização do evento que pertença ao clube local e 01 voador de outro clube que não participe da organização;
4) Categorias: Apesar da proposta do CVLG para que não fossem permitidas na categoria permanência a participação de pilotos com asas de alta performance, os presentes na reunião, por maioria, não acataram a sugestão, assim, para 2008 haverá 03 categorias distintas, sendo:
Performance (premiação dos 04 primeiros colocados); Permanência com King (premiação dos 03 primeiros colocados) e Permanência sem King (premiação dos 03 primeiros colocados).
Obs.: A definição da categoria que o piloto irá participar do CCAD 2008 será feita na primeira etapa com sua participação, ou seja, se um piloto optar por se inscrever na permanência com king em sua primeira etapa, não poderá trocar de categoria ao longo do campeoanto.
Particularmente, para o desenvolvimento do esporte e seus pilotos, bem como incentivo aos novos voadores, acho que jamais asas de alta performance poderiam participar em provas de permanência. Mais uma vez, teremos um campeonato com 06 ou 07 asas voando na performance e todos os demais, inclusive pilotos com muitos anos de vôo liftando no morro só para botar a mão em uma estatueta. Essa decisão, no meu ponto de vista, é lamentável.
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