Na última quarta-feira, 14 de novembro, Renato Ribeiro fez uma travessia inédita, voando cerca de oito quilômetros sobre o mar do Atlântico cruzou da ilha de Florianópolis a Governador Celso Ramos, no continente, e seguiu em uma rota de voo nunca explorada (sul/norte) até pousar no município de Itapema, próximo a Balneário Camboriú.
Com esse voo, além de concretizar um grande sonho, Renatinho ainda estabeleceu um novo recorde de distância para rampa da Lagoa da Conceição (56,40 kms).
A rampa da Lagoa encontra-se sob influência das condições litorâneas, dificultando em muito voos mais longos. Nada capaz de impedir a realização de um sonho para um piloto obstinado e que sabe aproveitar o melhor da condição.
Na terça as previsões apontavam para o dia seguinte ventos moderados do quadrante sul/sudeste com a possibilidade de boas térmicas. Renatinho disparou mensagens de celular para todo mundo avisando que o voo na Lagoa seria clássico, parece até que ele sabia.
Até então, tínhamos como clássico na Lagoa conseguir colocar uma boa altura para curtir o lindo visual da Ilha da Magia e, quem sabe, fazer a travessia para o norte da Ilha, mas as intenções do Renato iam muito além de um pouso no Santinho ou Ingleses, ele desejava mesmo era cruzar para o continente e seguir voando...
A primeira térmica, na decolagem, o levou a 600 metros de altura, o que já lhe garantia um belo passeio, foi então seguindo na deriva rumo ao norte com boa sustentação, enroscando mais uma no meio do caminho chegou ao Rio Vermelho, de onde geralmente costuma-se seguir para o morro das aranhas para pouso na praia do Santinho, Ingleses ou Brava.
Tomado de 'más' intenções Renato optou pela direção contrária, não queira pousar, seguiu para Jurerê, sabia que lá teria outras duas opções de gatilho para prosseguir no seu sonho, a primeira delas seria o morrinho que divide Jurerê de Canasvieiras, a outra também um morrinho mas que divide Jurerê da Praia do Forte, mais próximo ao continente. Ele ficou com a segunda alternativa, chegando com 460 metros. O tiro foi certeiro, encontrou a térmica que precisava e foi enroscando na deriva mar a dentro, após ganhar mais 500 metros já não tinha mais volta, o continente estava bem próximo.
De Governador Celos Ramos atravessou para Tijucas, sempre sobre a BR-101, com muitas opções de pouso, de lá para a cordilheira de Zimbros, em Bombinhas, e de lá para tirada final rumo a Meia Praia, norte de Itapema, onde pouso em segurança e estasiado com a realização desse sonho.
Foram duas horas de voo e 56,40 quilômetros percorridos em uma condição difícil de litoral, com teto baixo (1.100 mts) e térmicas fracas, mas ele fez direitinho o dever de casa.
Com esse voo Renatinho colocar seu nome na lista dos recordes das rampas catarinenses: RECORDES. Confira os detalhes do voo AQUI.
Ao compartilhar a emoção ele escreveu: "O sonho se realiza. Quem me conhece sabe que venho falando desse voo há algum tempo, cruzar da ilha de Floripa para o continente sentido norte. Ontem 14.11.2012, tive a felicidade de realizar esse voo espetacular, deslumbrante, maguinifico... Decolando da Lagoa da Conceição no meio da ilha de Floripa e pousando na praia de Itapema próximo a Balneário Comburiu. Obrigado, obrigado, obrigado, meu pai Rogério que me ensinou a voar, minha mulher Estrela Terra Rangele filha Iasmim por me apoiarem, minha maezona por me levar a rampa e me abençoar nos meus voos, meu Irmão Lucas Campos Ribeiro, pelo resgate mega rápido, Matheus Pereira por me acompanhar nas aventuras Brasil a fora, aos meus alunos que aprendemos juntos e todos os voadores... Obrigado".
Parabéns Renato, belo voo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário