Depois de muita expectativa, enquanto acompanhávamos as previsões desanimadoras para o final de semana, sem possibilidades de novo adiamento, foi confirmada pela organização do CCAD a realização da 3ª Etapa do Campeonato Catarinense de Asa Delta 2012, na localidade de Escalvados, Navegantes/SC.
'São Pedro', que anda um pouco resmungão, resolveu ceder, mas não por completo. No sábado, brindou a todos com uma bela tarde de voo, mas no domingo resolveu mostrar quem está no controle da situação e boicotou a prova.
Sábado (1º/dezembro) - Logo pela manhã, aos poucos, as 'barcas' iam chegando com os voadores de diferentes localidades do Estado. Realmente a previsão não era das melhores, e isso fez com que muitos deixassem de aparecer para prestigiar o evento. Mesmo assim os 'guerreiros' de sempre se fizeram presentes e a etapa aconteceu com a participação de 19 pilotos, distribuídos nas três diferentes categorias: Elite, Ascendente e Permanência.
Foi definida para o primeiro dia uma prova de 33 quilômetros, com pilões no Trevo 470/Escalvados, Morro do Gatilho, Igreja Matriz de Ilhota e chegada (goal) no Trevo Gaspar/470.
A condição de teto baixo, principalmente entre a decolagem e o primeiro pilão - entubávamos com menos de 600 metros - dificultou as transições de um pilão ao outro, e a cada quilômetro outro piloto pousava.
Ao final, a batalha ficou mesmo entre Ivo Isensee, de Gaspar, e Renatinho Ribeiro, de Florianópolis, que voando pela primeira vez em Escalvados, não deixou se abater e com 1h37min de voo completou todo o percurso da prova.
Renato foi o único piloto no goal e com isso garantiu importantes pontos que o levaram da 4ª para 2ª colocação no Campeonato, na briga direta pela liderança com o piloto de Balneário Camboriú Robert Etzold que ficou no segundo pilão.
Renato foi o único piloto no goal e com isso garantiu importantes pontos que o levaram da 4ª para 2ª colocação no Campeonato, na briga direta pela liderança com o piloto de Balneário Camboriú Robert Etzold que ficou no segundo pilão.
A prova de sábado terminou com Renato na primeira colocação, seguido por Ivo Isensee, Robert Etzold, Cristiano Francalacci, Dingo e Maninho.
Domingo (2º/dezembro) - Conforme a previsão o vento predominante não era mais o nordeste do dia anterior, que deu lugar aos ventos de sul/sudeste variando de moderado a forte na transição da manhã para tarde.
Todos na rampa, asas montadas, prova de 32 kms definida. Em questão de poucos minutos, entre a definição da prova e o início das decolagens, a intensidade do vento ganhou força sob influência de uma tormenta significativa que se formou a noroeste da rampa e transformou o dia em noite bem no trecho final da prova.
As condições deixaram de ser seguras, principalmente para as decolagens, o que levou a comissão técnica a cancelar a prova do dia.
Foi o tempo apenas de todos desmontarem os equipamentos e descerem o Morro da Pedra para a chuva tomar conta da região.
Com isso a Etapa terminou com os resultados do dia anterior. Renato Ribeiro levou o caneco de campeão da etapa na catetoria Elite, com Ivo em segundo e Robert em terceiro.
Na categoria Ascendente foi Cristiano Francalaci, de Florianópolis, quem se deu melhor, também em seu voo de estreia no Escalvados faturou o caneco maior, com Robson Nascimento, de Balneário Camboriú, em segundo e James Martins, de Itajaí, em terceiro.
Na categoria Permanência, destinada à iniciação dos pilotos nas competições, com provas apenas de tempo de voo, Jaison, de Joinville, foi o melhor colocado, seguido por Tico, de Blumenau, em sua primeira participação no CCAD. A terceira colocação ficou com o piloto Marlon Tomio, de Gaspar e em quarto apareceu o piloto Nana, de Canelinha.
A Etapa foi uma realização da Diretoria Técnica de Asa Delta da Federação Catarinense de Voo Livre (FCVL) com apoio do Clube de Voo Livre da Galera (CVLG), Prefeitura Municipal, Fundação de Esportes e Bombeiros Voluntários de Navegantes e ainda do Clube Atlético Escalvados.
A próxima e última Etapa do Catarinense de Asa Delta 2012 acontece dias 8 e 9 de dezembro no Morro do Rolador, em Canelinha.
Restam ainda 2000 pontos em jogo e mais uma vez o campeão estadual somente será definido no apagar das luzes.
Confira abaixo os resultados da Etapa do Escalvados e a Classificação Parcial do CCAD.
Etapa Escalvados 2012 - Resultados
Nenhum comentário:
Postar um comentário