Um pouco da história do voo no Brasil

FAI-FEDERAÇÃO AERONÁUTICA INTERNACIONAL

A FAI- Federação Aeronáutica Internacional foi o primeiro organismo criado para ocupar-se da aviação. Isto aconteceu logo após os primeiros vôos do mais pesado que o ar, quando Santos Dumont, os irmãos Wright e Adler conquistaram o ar com a ajuda do “vento relativo”. Até então se voava pela “diferença de densidade”, usando os balões a ar quente com os quais o brasileiro ganhou notoriedade tendo construído inúmeros modelos.

Naquela época a FAI criou as primeiras regras para regular a arte de voar e habilitou os primeiros pilotos, tendo Santos Dumont recebido o “brevet” de número 07. Louis Blériot recebeu o de nº 01 pois quando foi criado o “brevet de piloto” , já havia muitos pilotos e a ordem alfabética foi utilizada para conceder as habilitações.

A FAI filiava os aeroclubes que começaram a ser criados em cada país com a finalidade de reunir e organizar os praticantes do “vôo” que somente era praticado como esporte e lazer. Os vôos militares surgiram durante a Primeira Guerra Mundial e os vôos comerciais , bem depois, com o término da guerra.

A FAI tem como objetivos estatutários, conjugar os esforços dos seus membros com a finalidade de desenvolver a aeronáutica e a astronáutica no mundo inteiro, por todos os meios apropriados, e particularmente:

  • colocando em evidência o espírito essencialmente internacional da aeronáutica como forte instrumento de aproximação dos povos, a despeito de todas as considerações políticas e raciais;
  • encorajando o desenvolvimento dos princípios e das idéias úteis ao progresso da aeronáutica e da astronáutica e à prática das diferentes modalidades, exercendo junto às autoridades competentes, todas as ações próprias a obter a redução ou a supressão dos entraves ao seu progresso e à sua prática;
  • desenvolvendo todos os esportes aéreos através do mundo, pela ação local de cada um dos seus membros e pelo trabalho das comissões especializadas;
  • criando, definindo e controlando os recordes internacionais, e encorajando e regulamentando as manifestações e competições internacionais, tanto aeronáuticas quanto astronáuticas;
  • reunindo, analisando e difundindo as informações e estatísticas capazes de auxiliar no aperfeiçoamento das aeronaves e de seus equipamentos, promovendo as normas internacionais e melhorando as comunicações e a organização da segurança de vôo.

A FAI é constituída de “membros ativos”, cuja definição é: “a organização nacional que representar o mais completa e eficientemente o maior número de modalidades da aviação esportiva e geral em seu pais”.

Em 1913, graças aos esforços do Capitão KIRK que fora à Europa comprar aviões para o Brasil, foi pedida a nossa filiação, o que somente aconteceu em 1919 devido ao recesso imposto à FAI pela eclosão da guerra de 14. Fomos uns dos primeiros membros ativos daquela federação, onde fomos representados pelo Aeroclube do Brasil.

A CAB (em 08/10/2.010) foi eleita por unanimidade na Conferência anual da FAI como Membro Ativo da FAI (NAC - National Airsports Controler), CAB, como novo NAC/Brasil junto a FAI.

CAB-COMISSÃO DE AERODESPORTO BRASILEIRA

Na ANAC estão registradas mais de dez mil aeronaves sendo 2380 utilizadas pelas 844 empresas aéreas. Das sete mil restantes, com exceção daquelas pertencentes à pessoas jurídicas e das utilizadas para transporte pessoal, as demais são utilizadas na prática de uma das modalidades aerodesportivas ou nos vôos de instrução nos aeroclubes, e representados por uma das nove associações brasileiras cujos presidentes são os membros da CAB:

Associações aerodesportivas com representação na FAI:

FBVV Vôo a Vela - COBRA aeromodelismo - ABVL vôo livre - CBPq paraquedismo - ABUL ultraleve - ACRO acrobacia aérea - ABB balonismo - ABRA ralí aéreo - ABG giroaviação - ABPM Paramotor.

Assim, como legítima representante do aerodesporto nacional, a comissão participou do Aeroclube do Brasil, quando este representava o Brasil na FAI, respondendo pelo aspecto técnico junto ao Conselho Permanente daquela entidade e do Comitê, órgão técnico da Federação Internacional e, através de cada associação, fazendo-se presente nas Comissões Internacionais que existem na FAI, uma para cada modalidade aerodesportiva.

A partir de outubro de 2008 a CAB assumiu os poderes desportivos da FAI no Brasil e passou a emitir as Licenças FAI, indicar os delegados na FAI, homologar recordes brasileiros e homologar os Campeonatos brasileiros das várias modalidades.

Os objetivos da CAB são, praticamente, aqueles da FAI, aplicados à nível nacional e enfatizando a defesa dos interesses do aerodesporto junto às autoridades aeronáuticas. Assim temos lutado por modificações na legislação “visando a redução ou supressão dos entraves ao seu progresso e à sua prática” .

Vôo Livre Brasil Mais de 30 anos de Historia


(Abvl-Divulgação)

O Vôo Livre vem sendo praticado nos céus do Brasil desde a década de 70. Tudo começou quando em julho de 1974 um piloto francês, Stephan Segonzac, fez um vôo do alto do Corcovado no Rio de Janeiro. A façanha despertou a atenção de muitas pessoas e logo surgiram os primeiros interessados em aprender a arte de voar. Dois dos mais entusiasmados procuraram o piloto francês e decidiram começar a voar. Na busca de um morro ideal para iniciar as aulas, chegaram até um amigo Luiz Cláudio, que tinha um terreno de acordo com as necessidades para o curso.


Algum tempo depois, os dois desistiram do curso e após dois meses de um conturbado curso, o amigo, Luiz Cláudio Mattos, que havia entrado por acaso na história, veio a se tornar o primeiro piloto brasileiro de asa delta.

Seu primeiro vôo foi realizado no dia 7 de Setembro de 1974 do topo da Pedra da Agulhinha em São Conrado, no Rio de Janeiro. Algumas semanas depois, devido à dificuldade de acesso à Pedra da Agulhinha, Luis Cláudio abriu uma outra rampa, no sopé da Pedra Bonita.

Em novembro de 1975, o número de pilotos já era mais de uma dezena e foi realizado o 1° Campeonato Brasileiro de Vôo Livre em São Conrado. A competição contou com provas de permanência e precisão. O primeiro campeão brasileiro de vôo livre foi André Sansoldo que, juntamente com Irencyr Beltrão, vice-campeão, integraram a equipe brasileira que participou do 1° Campeonato Mundial de Vôo Livre, realizado em 1976, em Kossen, na Áustria.

Com o crescente número de adeptos veio a necessidade de se abrir uma nova rampa. Desta vez a rampa foi construída no final da estrada aberta pelo arquiteto Sérgio Bernardes no morro que dá acesso à Pedra Bonita. A intenção do arquiteto com esta estrada, era de construir uma casa no meio da floresta, mas para a sorte dos voadores, a obra fora embargada pelas autoridades ambientais.

Em Dezembro de 75, foi fundada a Associação Brasileira de Vôo Livre (ABVL) com o intuito inicial de controlar o acesso à rampa da Pedra Bonita, que acabou sendo definitivamente cedida aos pilotos e utilizada até hoje. Em 2001, a rampa foi reformada e recebeu o nome de rampa Maurício Klabin.

O Parapente surgiu no Brasil em meados da década de 80. As primeiras experiências foram realizadas por pára-quedistas que adaptaram seus pára-quedas para decolar de encostas. Alguns destes vôos foram realizados em 1986, a partir da Pedra da Gávea e com pouso na Praia do Pepino, em São Conrado.

Em 1988, o suiço François Knebel trouxe o primeiro parapente para o Brasil e ensinou alguns alpinistas, pára-quedistas e voadores de asa que começaram a voar da rampa da Pedra Bonita. Os primeiros pilotos brasileiros de parapente foram Ruy Marra, Bruno Menescal, Daniel Schmidt, Luiz Otávio Menezes Filho, Patrick Bredel, Antônio Lage e Andréa Lima Duarte.

O 1° Campeonato Brasileiro de Parapente foi realizado em 1989 na rampa da Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e teve como campeão o piloto Bruno Menescal. A primeira participação de equipe brasileira de parapente em campeonatos mundiais aconteceu no mesmo ano, na Áustria.

A prática do vôo livre evoluiu bastante no Brasil desde que os primeiros aventureiros iniciaram seus vôos nos céus de São Conrado, em 1974. Atualmente, a ABVL possui afiliadas em 11 estados e o vôo livre é praticado por mais de 2.500 pilotos que se utilizam de um grande número de rampas espalhadas por todo o Brasil.

O clima tropical e o relevo variado do imenso território brasileiro aliado ao espírito aventureiro do voador permitiu que diversos locais fantásticos para o vôo livre fossem explorados. São Conrado, os berços do vôo livre brasileiro, ainda atrai muitos pela oportunidade de se voar sobre as matas, montanhas e praias do Rio de Janeiro. Governador Valadares, em Minas Gerais, é mundialmente conhecida por suas térmicas abundantes, vôo em todas as direções, facilidade de resgate e receptividade de sua gente aos voadores. Quixadá, no Ceará, se afirma como um dos melhores locais do mundo para a quebra de recordes de distância livre. No Planalto Central está Brasília, a Capital Federal, que com seu clima seco gera térmicas fortes e grandes “cloud-streets”. Brasília sediou o Mundial de Asa Delta em 2003.

O Vôo Livre brasileiro se aproveitou da evolução de seus pilotos e das enormes possibilidades de vôo existentes no país para ocupar uma posição de destaque no cenário mundial. Na modalidade de asa delta, o Brasil já conquistou um campeonato mundial individual, com Pepê Lopes, em 1982, no Japão; um vice-campeonato mundial individual e por equipes, em 1991, no Brasil. Em 1999, a equipe brasileira conquistou o campeonato mundial por equipes, na Itália e, em 2001, na Espanha, sagrou-se novamente vice-campeão mundial. Na modalidade de parapente, o Brasil já conta com pilotos com participação destacada na Copa do Mundo de Parapente e nos campeonatos mundiais. (FONTE:ABVL).

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