Tem início a disputa do CCAD 2009


A etapa de Jaraguá do Sul, que aconteceu nesse último final de semana, foi um grande sucesso. O esforço realizado pelo pessoal do Jaraguá Clube de Voo Livre foi recompensado com a presença de mais de 30 pilotos de diversos locais do Estado e do Paraná. 

Ao todo foram 19 inscritos nas duas categorias: Ascendente e Principal. Como não houve prova para os iniciantes o free fly foi liberado e a galerinha curtiu muito. As provas foram curtas mas bem escolhidas diante da condição existente. 

No sábado, start num raio de 1.000 metros da decolagem, primeiro pilão no viveiro do Junico, segundo pilão no Pico Jaraguá e goal no pouso oficial do JCVL, compondo os quase vinte e cinco quilômetros da prova. 

Nenhum piloto conseguiu completar a prova que teve como melhores colocados Robert de Balneário e Cláudio de Joinville. 

No domingo a prova foi de vinte e um quilômetros com pilões na ponte da SC473, trevo da BR280, novamente ponte da SC473, piscinas da Krauser e goal no pouso oficial. Robert Etzold matou a prova em trinta e nove minutos e foi o único a completá-la, com muita gente batendo na trave. 

As provas, apesar de curtas foram muito técnicas e cumpriram o objetivo de familiarizar a maioria dos pilotos com o uso do GPS na marcação dos waypoints. Como o ano de 2009 não tem sido dos melhores para o voo livre todos que compareceram estavam fissurados para voar e rever os amigos. 

A confraternização rolou solta nesse início de campeonato. Na categoria principal faturaram a etapa, respectivamente: Robert Etzold, de Balneário Camboriú, Pieri Tomaselli e Márcio Bilk, ambos de Jaraguá do Sul. 

Na categoria ascendente os primeiros colocados foram: Cláudio de Joinville, João Rotor de Indaial e Renato Ribeiro de Florianópolis. 

As alterações no regulamento e formato do CCAD foram elogiadas pela maioria dos pilotos, merecendo destaque os seguintes pontos: a) categorias principal e ascendente correm agora a mesma prova; b) os dez melhores pilotos do ranking 2008 compõem a categoria principal, demais pilotos disputam na ascendente; c) utilização do sistema GAP para computação dos voos, dando mais equilíbrio, corrigindo distorções e tornando o campeonato mais competitivo e justo; d) distância mínima de vinte quilômetros para validação das provas, independente do pico de voo. 

É isso aí, demorou para acontecer mas foi dada a largada pela disputa aos títulos de campeão de 2009. A próxima etapa, inédita, acontece em Presidente Getúlio durante o mês de maio, ainda aguardando definição de datas. Confira os resultados oficiais:

GERAL    -    PRINCIPAL    -    ASCENDENTE

Ainda na esteira dos acontecimentos do final de semana, após a premiação da etapa de Jaraguá do Sul foram entregues aos pilotos João Rotor, Victor Diniz e Robert Etzold os troféus de primeiro, segundo e terceiro colocados da edição 2008 do Flexicotton, respectivamente. Parabéns aos três e demais pilotos que participaram do evento investindo na busca de bons voos nos diversos picos espalhados pelo Estado.

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABENS PELAS INFORMAÇÕES
E PELO BLOG MUITO BEM ESTRUTURADO
É ISSO AI MANINHO
RENATONHO