Novo recorde brasileiro de asa delta.

Cai o recorde gaúcho, cai o recorde brasileiro, cai o recorde sulamericano de voo livre em asa delta. André Wolf, esse é o cara!!!

Mais de quatro anos depois de estabelecer o recorde brasileiro de distância em asa delta, quando em novembro de 2007 decolou da rampa de Quixadá, no Ceará, e foi pousar 452 quilômetros depois, no município de Coelho Néto, no Piauí, o gaúcho André Wolf volta a fazer história no voo livre, só que desta vez no outro extremo do Brasil, em sua terra natal o Rio Grande do Sul.

Nesta quinta-feira (26.01.2012) André decolou da rampa de Caçapava do Sul/RS, cruzou a fronteira com a Argentina e seguiu incansável para estabelecer o novo recorde brasileiro de distância em asa delta - 495 Kms (quatrocentos e noventa e cinco quilômetros), em um voo que durou cerca de dez horas.

O pouso foi próximo à cidade de Mercedes, na Argentina. Esta marca representa também os recordes gaúcho e sulamericano. Além do André, formam essa turma de aventureiros dos ares os pilotos Mário André Felske (405 kms - Track Log), Rafael Mello (376 kms - Track Log), Alessandro Taschetto (262 kms), Evandro Cenoura (200 kms) e Soccó, com os indispensáveis Escova e Hussan no resgate das duas "barcas".
Voando uma asa delta Litespeed RS4, da Moyes, André já conhecia o potencial da região para a quebra de recordes. Em janeiro de 2008 voou trezentos e vinte e dois quilômetros e estabeleceu o então recorde gaúcho, decolando de Igrejinha/RS. Há cerca de dez dias, foi a vez da investida em Caçapava do Sul e não deu outra, inúmeros pilotos gaúchos quebraram seus recordes pessoais e o André quebrou o recorde gaúcho com um voo próximo dos 380 quilômetros.

Antenado nas previsões e aproveitando a estiagem, que castiga boa parte do oeste gaúcho, ele e sua turma escolheram o dia perfeito, a condição especial que lhe permitiria voar, no sul do país, além do que qualquer um de nós poderia imaginar, quinhentos e quilômetros.

Quem acompanha o voo livre já sabia que um novo recorde estava prestes a ser estabelecido, mas poucos apostariam que a marca, de absurda expressividade, viria dos inexplorados pampas gaúchos e argentinos, e não do nordeste do Brasil.

Graças à tecnologia esta foi uma conquista coletiva. Dezenas de pilotos passaram o dia em frente às telas de  seus computadores acompanhando ao vivo e torcendo muito a cada quilômetro, graças ao rastreador SPOT.

Parabéns André,  parabéns Rafa, Monex, Cenoura, Alessandro e Soccó. Parabéns gaúchos voadores e parabéns voo livre Brasileiro!!!

Confira o tracklog (trajeto) do voo do recorde clicando no link ao lado: Portal do Voo.

Como esta é uma postagem histórica, com certeza sofrerá adequações à medida que os números corretos dos voos da galera forem confirmados, de modo a garantir o registro fiel dos acontecimentos disponível na web.

* recordes sujeitos a homologação das entidades de aerodesporto.

Nenhum comentário: