XCatarina 2011 - Renato Ribeiro Campeão

Na virada do ano chegou ao fim a 2ª edição do XCatarina, a competição de cross country da Federação Catarinense de Voo Livre e quem se deu melhor entre os pilotos de asa delta foi Renatinho, de Florianaópolis. Ivo Isensee, de Gaspar, ficou com a segunda colocação e Zé Maria, também de Floripa, com a terceira.
As condições climáticas em 2011 não foram as melhores para voos de distância no Estado, mesmo assim ainda foram realizados voos acima dos cem quilômetros. O piloto de parapente Adilson França, decolando da rampa de Tangará, fez o melhor voo da competição, 123 kms. Já o Ivo Isensee, piloto de asa, decolou de Pomerode e pousou em Otacílio Costa, num total de 110 kms.

Ao todo foram 25 inscritos, entre voadores de asa delta e parapente. Em 2011, diferentemente de 2010, foi utilizado o sistema OLC para formação do ranking com validação das maiores distâncias entre cinco pontos, computados os seis melhores voos de cada piloto, num máximo de dois por rampa.

Infelizmente, mais uma vez, a rampa do Escalvado ficou de fora da competição, aliás a única do Estado fora do XC, situação que os voadores de asa delta pretendem ver modificada para a edição de 2012, com uma possível validação da rampa com restrições de rotas, a exemplo do que já acontece com a rampa de Gaspar.

A premiação do XCatarina na modalidade Asa Delta deve acontecer durante a 1ª Etapa do Catarinense 2012, que acontecerá dias 17 e 18 de março em Tangará, informação ainda sujeita a confirmação pela Federação.

Confira os resultados e melhores voos de cada piloto no link ao lado: XCatarina 2011.

Nenhum comentário: