Brasileiro de Asa 2012 - 1ª Etapa Sapiranga/RS

Foi dada a largada do Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2012. 

O município de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, foi palco de disputas acirradas entre os melhores pilotos do Brasil durante a 1ª etapa da competição que aconteceu durante os dias 1º a 4 de março, com a participação de 42 pilotos de diversas localidades do país, colorindo o céu da hospitaleira cidade gaúcha.
As provas, num total de 3, foram de alto nível técnico com percursos que variaram de 42 a 88 quilômetros.

Na sexta-feira, após um dia de fortes chuvas e muita umidade no ar, a comissão técnica optou por uma prova mais conservadora, definindo um percurso com 42 quilômetros de distância que acabou sendo completada por apenas 2 pilotos após muito trabalho para se manter em voo. O paulista Ari Fossa (Boca) e o gaúcho André Wolf chegaram no gol praticamente empatados. Renatinho, piloto catarinense da novíssima geração, que tem se destacado a cada prova, terminou o dia em terceiro, seguido pelo brasiliense Glauco Pinto e pelo gaúcho Rafael Mello.

Sábado, segundo dia de prova, belas formações de nuvens e umidade mais baixa fizeram com que a comissão técnica superestimasse a condição e definisse um percurso de 88 quilômetros, com 6 pilões e gol na sede da Associação Gaúcha de Voo Livre. 
Em voo logo se percebeu que a condição não era aquilo tudo. Nenhum piloto completou o percurso. Novamente o melhor do dia foi o piloto paulista Ari Boca, que pousou com 66 quilômetros voados, com Dudu Oliveira, Glauco Pinto, André Wolf e Rafael Mello bem próximos. Nesse dia, dobradinha catarinense de Renato Ribeiro e Robert Etzold na 6ª e 7ª posição, respectivamente.
Domingo, último dia da etapa. Com os pés mais no chão, depois da difícil condição técnica do dia anterior, foi escolhida uma prova de 55 quilômetros, num circuito de 5 pilões e chegada novamente no pouso oficial da competição, sede da AGVL.
Teto baixo, pernas de vento contra e a maioria dos pilotos no chão antes do quilômetro 40. Tudo indicava uma grande disputa entre Ari Boca e André Wolf pelo título da etapa, mas no final o caneco acabou 'escorregando' das mãos dos dois pilotos para ir, merecidamente, para o piloto Rafael Mello, local de Sapiranga. Rafa e Dudu foram os únicos a completarem o circuito do dia.

Como domingo foi o dia de maior pontuação da etapa o bom desempenho de Rafael na prova, somado à regularidade dos dias anteriores, foi suficiente para que ele desse o 'pulo do gato' e terminasse como campeão da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2012.
Ao final da competição teve a seguinte classificação:
Categoria ELITE: 1º Rafael Mello (RS); 2º Ari Fossa (SP); 3º André Wolf (RS); 4º Glauco Pinto (DF); 5º Dudu Oliveira (MT) e 6º Renato Ribeiro (SC).

Categoria ASCENDENTE: 1º Giovani Tagliari (RJ); 2º Robert Etzold (SC); 3º Marco Melegari (SC); 4º Rodrigo Gerundo (RJ); 5º Evandro Muller (RS) e 6º Ederson Rorato.




Na ocasião da premiação a Associação Brasilveira de Voo Livre, representado pelo Haroldo Castro Neves, entregou os diplomas para os campeões brasileios de 2011, e ao mais uma vez recordista André Wolf, por seu voo de 495 quilômetros realizado no último mês de fevereiro, com decolagem de Caçapava do Sul (RS) e pouso próximo a cidade de Mercedes, na Argentina.


Primeira vez em Sapiranga confesso que adorei o local, encontrei um povo hospitaleiro um sítio de voo com infra-estrutura invejável, tanto na sede da Associação Gaúcha quanto nas áreas de decolagem, sem falar na fartura de pousos da região. 
Compartilhar esses dias totalmente dedicados ao voo com toda essa galera foi muito bom, em especial com meus parceiros de 'barca' Robert, Victor e Bernardo, como também o resto da gangue catarinense que estava por lá e mandou muito bem Tingão, Robozinho, Pedrinho, Renato, Francalacci, Marlon e Teteu. 
Até a próxima, que desta vez acontecerá durante os dias 1º a 7 de abril na cidade mineira de Carmo do Rio Claro, com formato de etapa principal e sete dias de provas. 
Parabéns a todos que se empenharam para o evento, tanto na organização quanto voando pelo céu gaúcho.

Fotos do evento e resultados oficiais em Super Race 2012.

Nenhum comentário: