19º Mundial de Asa Delta - Forbes, Austrália.


A cidade de Forbes, distante 350 quilômetros de Sydney, na Austrália, recebe os melhores pilotos do mundo para a disputa da 19ª edição do Campeonato Mundial de Asa Delta, que acontece de 7 a 17 de janeiro e conta com a participação de 108 competidores representando 22 países:  Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Guatemala, Hungria, Itália, Japão, Nova Zelândia, Países Baixos, Noroega, Rússia, Eslovênia, Espanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

Max Turiaco
A Austrália não é somente a terra dos aborígenes, cangurus e crocodilos, é também a terra da Moyes, uma das maiores fabricantes de asa delta e equipamentos voltados ao voo livre do mundo. Com condições de deserto e muito planalto a região de Forbes, nessa época do ano, é certeza de grandes voos. Da disputa que se inicia dia 7 podemos esperar provas longas que irão testar a cada térmica a habilidade técnica e poder de decisão dos competidores, além do preparo físico e psicológico. 

Entre os competidores estão grandes nomes do voo livre mundial, verdadeiras lendas das competições como Manfred Rhumer, Alex Ploner, Christian Ciech, Jonny Durand, Attila Bertok e Mario Aloniz, só para mencionar alguns.

Marcelo Menin
A equipe brasileira está muito bem representada pelos pilotos Eduardo Oliveira (MT), Glauco Pinto (DF), Max Turiaco (MG), Robert Etzold (SC), Konrad Heilmann (RJ) e Marcelo Menin (SP), que prometem fazer bonito do outro lado do mundo. Dudu e Glauco já participaram de outras edições de mundiais, Robert, Max, Konrad e Menin vão estrear entre os melhores do mundo mas estão 'afiados' para a disputa. A equipe é o retrato da renovação do voo livre brasileiro, acostumado com nomes como André Wolf, Nenê Rotor, Carlinhos e Luizinho Niemeyer, entre outros grandes competidores nacionais.

Konrad Heilmann
Dos seis, o carioca Konrad Heilmann é o piloto brasileiro que acumula maior experiência e participação em competições internacionais, o que lhe conferiu o dever, responsabilidade e honra de liderar a equipe nesse mundial.

Sem qualquer tipo de incentivo ou apoio financeiro público ou privado, à exceção de Dudu e Glauco, que ainda contam com uma certa ajuda de patrocinadores empresariais, a equipe precisou tirar do próprio bolso todo o investimento para poder estar do outro lado do planeta representando a nação, o que torna a busca de cada um ainda mais desafiadora. Sua asa uma Moyes Litespeed RX 3.5.

Eduardo Oliveira
Dudu é o piloto solitário do Estado de Mato Grosso. Ganhou junto aos paulistas o gosto pelo voo livre de competições e grandes distâncias. De personalidade muito tranquila e serena ele é sábio em suas decisões e de grande regularidade ao longo dos campeonatos, o que o leva a aparecer sempre nos lugares mais altos do pódium. Dudu é o vice-campeão Brasileiro de 2012 e faz parte do seleto grupo de brasileiros que já voaram distâncias acima dos 400 quilômetros. Conta com o apoio dos patrocionadores: Corinthians e Teleatlantic. Sua asa uma Wills Wing T2C 154.

Robert Etzold

Robert Etzold é o primeiro piloto catarinense a participar de um mundial de asa delta. Começou a voar em 1995 e é um apaixonado por esportes outdoor. Robert tem no sangue a competitividade e acumula muitos títulos, entre eles o de Octa-Campeão Catarinense e Vice-Campeão Brasileiro Ascendente. Sua expectativa era grande de voar em terras aborígenes e poder estar entre os melhores pilotos do mundo. Pode ter certeza que ele fará de tudo para voar no pelotão da frente. Sua asa uma Moyes Litespeed RX 3.5.

A equipe se completa ainda com  Max Turiaco, Marcelo Menin e Glauco Pinto.

Glauco Pinto
Glauco é natural do centro-oeste brasileiro, um goianinho do Distrito Federal, é mais um daqueles pilotos que nasceu com o dom de voar. Com pouco tempo de voo livre mas muitas horas de voo Glauco despontou no cenário nacional já em sua estréia no circuito nacional, quando em 2007 sagrou-se campeão brasileiro na categoria ascendente, levando ainda o troféu de piloto revelação daquele ano.

Glauco é obstinado pelo voo livre, esteve no mundial dos Estados Unidos em 2007, como voluntário, auxiliando nos trabalhos de staff e já em 2011 conseguiu vaga para compor a equipe brasileira no mundial da Itália, sendo o destaque da equipe. É também um dos poucos pilotos a voar acima dos 400 quilômetros sendo seu melhor voo de 475 kms realizado em novembro de 2012 com decolagem na cidade de Tacima/RN, apenas 20 kms do recorde brasileiro. Sua asa uma Icaro Laminar Z9,

Apresentada a equipe brasileira em breves palavras, desejo a todos excelentes voos, muita determinação e boa sorte no 19º Mundial de Asa Delta. 

FOTOS:  superrace.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa maninho, sempre nos informando dos detalhes.
Obrigado! e boa sorte a equipe Brasileira
bons voos
Renatinho AsaDelta