Formato XC dos campeonatos de vôo livre.

Presentes em inúmeros estados brasileiros e diversas localidades do mundo, os campeonatos Cross Country de Vôo Livre, onde os pilotos buscam voar as maiores distâncias, computadas em linha reta entre dois pontos (decolagem e pouso), surgiram há alguns anos com a tendência demonstrada por alguns pilotos na busca da quebra de recordes de distância.
Com o advento da tecnologia, o poder dos computadores e seus softwares, surgiram programas específicos para análise e computação desses vôos sem a necessidade de que os esportistas estivessem presentes fisicamente em determinado local. Os vôos passam a ser enviados pela rede mundial de computadores, a internet, com computação on-line das distâncias e aferição das pontuações.
Com essa dinâmica, desapareceu a necessidade de data e local específicos para a realização do campeonato. É definido um período de duração do campeonato e a partir daí cada piloto escolhe onde e quando vai voar, tudo de acordo com a sua disponibilidade e da condição climática.
Um formato fantástico que tem resultado na quebra de muitos recordes, inclusive pessoais, com os pilotos motivados a desbravar novos picos em busca da condição ideal.
Em Santa Catarina surgiu o Flexicotton, que abrange os três Estados da região Sul e teve realizadas edições em 2006 e 2007. Voltado, no início, aos parapentes, em sua segunda edição deu lugar, ainda, à categoria asa delta.
Uma parceria do Frank Iha (informática e logística) e do Jaça (flexicotton) o negócio passa por uma reestruturação para 2008. Supostamente existe um grande interesse da Sol Paragliders em assumir a empreitada, que já parece consolidada mesmo tendo sido realizadas apenas duas edições.
Agora, a Flymaster do Brasil resolveu fazer o caminho inverso. Está transformando o campeonato virtual de XC em uma versão física, que terá sua primeira edição na cidade de Governador Valadares nos próximos dias 09 a 15 de março. Ainda não se tem maiores informações sobre as regras do evento, mas a que tudo indica será um encontro de pilotos voando em quadrante pré-determinado com o objetivo de voar a maior distância possível.
Se calhar do evento coincidir com um período de boas condições, a oportunidade de se alcançar longos vôos é muito grande, pois inúmeros pilotos voarão juntos auxiliando uns aos outros e, com isso, aumentando suas chances individuais. O negócio é aguardar para ver o que acontece.
Mas que a tal da liberdade de escolha de quando e onde voar trazida pelos campeonatos online é insuperável, isso ninguém discute.

Nenhum comentário: