Escalvado, uma grata surpresa.

Na semana que antecedeu o Natal, aproveitando um dia em que a condição não era das melhores para o voo livre optei por dar  um "pulo" no Escalvado.

Dessa vez não levei minha asa mas sim um facão e uma foice, imaginando quanto trabalho teria para subir à decolagem e limpar toda a área em volta das rampas. Foram quase dois anos da última vez em que estive por lá.

O Escalvado é um dos picos de voo de Santa Catarina que surpreende pelo potencial, apesar da decolagem ter um desnível de apenas 350 metros e estar situada a apenas 15 kms da praia, sobre forte influência do clima litorâneo.

Nos últimos anos os voadores acostumados com o local foram gradualmente deixando-o de lado. Isso deveu-se principalmente a três fatores: a estrada de acesso passava dentro de uma propriedade particular e nos finais de semana era difícil entrar em virtude dos cadeados nas porteiras; com pouco acesso a tendência da estrada era se deteriorar nos períodos de chuva forte e a subida se tornava uma aventura; por fim, a rampa não era considerada válida para competição estadual de XC.

Por isso digo que foi uma grata surpresa voltar ao Escalvado após quase dois anos e encontrar uma situação completamente diferente da anterior.

A prefeitura municipal de Navegantes voltou a olhar com bons olhos o local e fez alguns investimentos na área para garantir e incrementar o ecoturismo na região. Foi construído um novo acesso ao morro, dessa vez em área pública e livre de porteiras, portões ou cadeados e a garantia de uma boa estrada passou a ser prioridade no posto da secretaria de obras instalado por lá.

Eventos ligados ao turismo de aventura têm sido realizados por lá, tais como: cavalgada, trekking, trilhas de moto e jeeps. Falta agora voltarmos a colorir o céu do Escalvado com nossas asas.

Quer voar em Santa Catatrina e não tem carro com tração? Escalvado é o lugar. A estrada está um 'tapete', a área de decolagem está totalmente limpa e com um bom pedaço gramadinho para montar as asas e a comunidade local está anciosa para rever os amigos voadores.

Para reativar o pico, além de tudo que já foi feito pela prefeitura e comunidade local, precisamos agora batalhar junto ao controle aéreo do aeroporto de Navegantes para definirmos algumas diretrizes para os voos no local, de maneira a garantir a segurança de todos e, com isso, voltar a realizar etapas do Catarinense de Asa e validar a rampa para o estadual de XC.

A rampa do Escalvado fica localizada na porção oeste do município de Navegantes/SC acerca de 5 kms da rodovia BR-470 em direção a Luis Alves. Coordenadas: S 26º47'43.80" -
W 048º16'46.30".

Se estiver de passagem por Santa Catarina não deixe de conferir, mesmo sem asa é um lindo mirante com excelente vista para os municípios de Itajaí, Piçarras e Barra Velha.

Abaixo seguem algumas fotos que tirei do local nessa visita.






2 comentários:

Anônimo disse...

valeu Maninho,vamos voltar ao Escalvado,uma ótima opção de cross na nossa área.
Zé Maria

Anônimo disse...

Boa Maninho!!!!
Temor que organizar uma revoada lá.
O primeiro campeonato Catarinense que "participei" foi lá e onde conheci a maioria da galera de SC. Boas recordações.
Abraços e bons voos
Thiago Motta/Curitiba