Asa x Parapente (em dólares)

Achei bastante interessante uma discussão que rolou na lista "Amigos Voadores" nesses dias. Dizia respeito à falsa impressão de que a opção de voar parapente ao invés de asa, economicamente falando, seria mais favorável. O Marcelo Montedonio, piloto de asa por dez anos e há quinze no parapente, escreveu algumas palavras que achei bem interessantes e me fizeram perceber que eu também estava errado ao pensar que voar de parapa seria muito mais "barato":
"É realmente interessante observar algumas "pequenas" diferenças de preços de asa e parapente. Aparentemente, o parapente tem um preço mais atrativo do que uma asa, mas é preciso estar atento para o fato de que o parapente se deteriora muito, mas muito mais rapidamente do que qualquer asa. Por esta razão, a médio/longo prazo, o custo de aquisição de equipamentos para voar de parapente, é incomparavelmente maior que o de asa. Fui para o parapente pela comodidade, facilidade logística e 2 hérnias de disco que davam o ar da graça sempre que eu colocava uma asa nas costas e que nincomodavam bastante. Voei 10 anos de asa e neste período tive 5 asas.... média de 1 asa a cada 2 anos. Estou há 15 anos na galera do "pano de prato" e já teve ano que troquei de vela por 2 vezes.... na média eu troco 1 vez por ano. Faço isso porque quero equipos bem atualizados em termos de construção e arquitetura e sei, sem nenhuma dúvida, que pago um preço bem superior por voar de parapente. Ocorre também que a tecnologia de construção de parapentes ainda não é tão estável quanto a tecnologia de asa. Por esta razão, os ganhos de uma geração para outra no parapente, ainda são muito mais significativos que os de asa. A tendência a médio/longo prazo, é que os ganhos no parapente sejam cada vez menores, a exemplo do que rola nas asas. Pessoalmente, eu espero uma menor deterioração da vida útil das velas e consequentemente, uma redução nos preços. Mas dizer que voar de parapente é mais econômico do que voar de asa, é no mínimo, um equívoco de quem só olha as árvores e se esquece de ver a floresta."

Nenhum comentário: