Brasileiro de Asa 2010 - Brasília dia 7
Brasileiro de Asa 2010 - Brasília dia 6

Brasília no auge. O sexto dia de provas da Etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2010 foi surpreendente, mais de quarenta pilotos no gol em uma prova de cento e vinte e três quilômetros. Para quem está familiarizado com o linguajar do voo livre basta dizer que foi uma "farofa geral". Teto acima dos dois mil e quinhentos metros do chão, boas formações no céu e muitas, muitas térmicas. A sétima e última prova da etapa tem todos os ingredientes para ser emocionante. André Wolf se recuperou do "baixo" rendimento dos dois últimos dias, matou a prova e agora está a apenas dezenove pontos do primeiro colocado, Betinho Schimitz. É certeza de uma grande disputa no ar, onde velocidade e arrojo serão decisivos para definir o vencedor. O australiano Jonny Durand se mantém na liderança da Open pouco à frente de Betinho. Outro grande piloto tem se destacado dia após dia e ainda pode surpreender. Falo do piloto local Glauco Pinto, que tem muita regularidade e está firme no propósito de incomodar os já campeões brasileiros André Wolf e Betinho. Mais uma vez, entre os catarinenses, Robert Etzold ficou na frente seguido de perto por Renatinho Ribeiro e Robozinho após completarem os cento e vinte e três quilômetros do percurso. Com esse resultado Robert se mantém na sétima colocação na categoria Ascendente, enquanto Robozinho e Renato sobem posições e aparecem, respectivamente, em décimo sexto e décimo oitavo. Zé Maria, Cláudio e Ivo, no free fly, também vieram ao gramadinho mais uma vez, mas o dia foi especial mesmo para os pilotos Cristiano (Cris Tex) e Simas que pela primeira vez cruzaram o Lago Paranoá e se uniram aos demais na festa de cores que se tornou a Esplanada dos Ministérios nesta tarde de sexta-feira. Esse dia ambos jamais irão esquecer. Confiram os resultados oficiais no blog do Super Race.
Brasileiro de Asa 2010 - Brasília dia 5
Brasileiro de Asa 2010 - Brasília dia 4
Hoje tirei o dia para descansar um pouco e aproveitar para aguardar a chegada dos pilotos na Esplanada dos Ministérios. Enquanto alguns descansam outros voam, e voam muito. A comissão técnica tem definido provas cada vez mais longas e para esse quarto dia arrepiaram com uma triangulação de mais de centro e quarenta quilômetros, e apenas cinco pilotos no gol. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o carioca Carlinhos Niemeyer, seguido pelo australiano Jonny Durand e Betinho Schimitz. Também concluíram o percurso Michel Louzada e Konrado. Os pilotos levaram mais de quatro horas e meia para fazer a prova, chegando na Esplanada depois das cinco da tarde. Com esse resultado Jonny Durand assume a liderança do campeonato. André Wolf aparece em segundo e Betinho Schimitz em terceiro. Os pilotos catarinenses fizeram a festa no free fly e chegaram em peso no gramadinho. O primeiro deles é claro, o Rei da Esplanada, Zé Maria que assim mantém cem por cento de aproveitamento após cinco dias de voo. Em seguida vieram Cláudio, de Joinville, Francalaci, de Floripa, Ivo, de Gaspar, Kbeça, de Floripa, e Victor, de Blumenau. Outro catarinense a pousar no gramadinho novamente foi o Robert com quatro horas de voo e cem quilômetros percorridos. Ele abandonou a prova no último pilão e partiu direto para a Esplanada, mesmo assim garantiu boa pontuação no dia e subiu para a nona colocação na categoria ascendente. Os demais catarinenses inscritos na competição também se saíram muito bem na longa prova: Robozinho arrepiou voando 118 km e garantindo a vigésima terceira colocação do dia. Renatinho, com 100 km, ficou em trigésimo. Robert, com 95 km, em trigésimo sétimo e Tingão, com 80 km, em quadragésimo. Mandaram muito bem. Amanhã tem mais. O teto sobe a cada dia e a condição se mantém muito forte. Confiram AQUI as fotos de ontem e de hoje. Abaixo Zé Maria e Robert durante o pouso.




Brasileiro de Asa 2010 - Brasília dia 3

Da esquerda para a direita: bebum, Zé Maria, Maninho, Renato (resgate) e Robert.
Brasileiro de Asa 2010 - Brasília dia 2
Brasileiro de Asa 2010 - Brasília dia 1
Neste domingo, 22/08, aconteceu a primeira prova da tradicional Etapa de Brasília do Campeonato Brasileiro de Asa Delta. A rampa de decolagem no Vale do Paranã estava repleta de pilotos, mais de cem asas, entre competidores e free fliers. Foi definida uma prova de cento e quatorze quilômetros. Vinte e três pilotos completaram o percurso sendo que o mais rápido foi o gaúcho André Wolf que concluiu a prova em apenas duas horas e quatro minutos, com uma média de cinquenta e dois quilômetros por hora. André superou em mais de quinze minutos o iloto paulista Michel Louzada segundo a cruzar a linha de chegada. Na sequência vieram o australiano Jonny Durand, Betinho Schimitz, Marcelo Ferro e Márcio Rosadas. Dentre os pílotos catarinenses inscritos na competição o melhor do dia foi Renato Ribeiro, que fez quarenta e sete quilômetros da prova, seguido por Arilton Bittencourt (Tingão), Marco Melegari (Robô) e Robert Etzold (Beto). O teto permaneceu na faixa dos mil e duzentos metros com boa atividade térmica, o que proporcionou um excelente dia de voo. Entre os catarinenses que não estão participando da competição Zé Maria carimbou o passaporte até a Esplanada pelo segundo dia consecutivo, garantido cem por cento de aproveitamento em dois dias de voo. Com ele veio ainda o Cabeça para matar saudades do gramadinho. Após duas horas de voo pousei na ML 5 do Lago Norte, foram sessenta e quatro quilômetros voados e apenas dez da Esplanada. Na guerra eletrônica uma camada espessa de cirrus diminuiu a incidência solar e impediu que conseguisse ganhar altura suficiente para uma travessia segura do lago. Apesar do GPS apontar minha chegada à Esplanada com cem metros, no visual, achei que não daria e optei pela decisão mais conservadora e, consequentemente, mais segura. Foi ótimo o dia de voo. Ao longo do campeonato é possível acompanhar os resultados no blog oficial do evento Super Race.
Agora sim, asas na Esplanada.
Frente fria perde força, cirrus desaparecem e as asas voltam a colorir o céu da Esplanada dos Ministérios. Pilotos de diversos pontos do país e também do exterior já estão na cidade. Mais de cinquenta asas decolaram do Vale do Paranã na tarde dessa sexta-feira e pelo menos vinte delas concluíram o percurso até Brasília. Tudo indica que as condições tendem a melhorar nos próximos dias, o que deve assegurar o sucesso da etapa que definirá o Campeão Brasileiro de 2010 no período de 22 a 28 de agosto.

Nader Couri (RJ)
Carlinhos Niemeyer (RJ)
O céu de Brasília nesta quinta-feira.
Brasília 2010, primeiro voo.
Assinar:
Postagens (Atom)