
Rampa de Jaraguá tem novo recorde.

Clube Catarinense dos 100 kms.
Quem nunca sonhou, ou mesmo se imaginou voando? Planando no ar, livre, leve e solto como fazem os pássaros. Mas o voo livre vai ainda mais além, sua essência é um misto de prazer e superação constantes.
Os desafios e o respeito à vida caminham lado a lado nessa prática, e o aprendizado nunca acaba. O primeiro voo, a primeira tirada, a primeira roubada, e assim seguimos, sabendo sempre de onde iremos partir, mas nunca aonde iremos chegar, desejando ir cada vez mais longe.
Com a evolução dos equipamentos os voos de grandes distâncias tornaram-se realidade, e dia após dia um grupo cada vez maior de aficcionados pelo voo livre tem ido em busca desse ideal de superação pessoal, os voos de XCountry.
E quando o assunto é Cross Country os pilotos se agrupam de acordo com as distância já voadas, os chamados clubes de quilometragem. Quanto maior a distância, menor o número de integrantes desses grupos.
Aqui em Santa Catarina alguns pilotos já superaram a barreira dos 100 quilômetros, por isso, em homenagem a eles, e com a intenção de motivar os que ainda não chegaram lá este blog passa a disponibilizar um link para o Clube Catarinense dos 100 Kms, que estará sempre disponível e atualizado na coluna "Asa Delta Catarina".
Clique e confira quem são os catarinenses que integram este seleto grupo, o CLUBE DOS 100. Outra novidade no blog, seguindo a mesma linha, é o link para os Recordes das Rampas Catarinenses, onde constam algumas infomações sobre os pilotos e voos mais distantes realizados das diversas rampas do Estado de Santa Catarina.
Em algumas regiões os clubes locais oferecem uma premiação à cada quebra de recorde. Em Santo Amaro da Imperatriz o LCVL instituiu um troféu para o recorde da rampa, mas é restrito aos sócios do Clube, atualmente está nas mãos do piloto local Dalvio Tubino (Kvalo). Em Jaraguá do Sul o JCVL oferece uma premiação de R$ 500,00 pela quebra do recorde da rampa, que desde 1996 pertence ao piloto de Joinville Antonio Weinfurtert (Bambu), 87 quilômetros de voo, com pouso na cidade de Lontras/SC.
Robert Etzold, Hexa Campeão Catarinense.
Mais uma vez quem se deu melhor e faturou a etapa foi o piloto de Balneário Camboriú Robert Etzold. Com a vitória Robert sagrou-se HEXA Campeão Catarinense de Asa Delta, e levou o título também da categoria principal.
na categoria ascendente quem levou o caneco da etapa foi o piloto de Florianópolis Marco Melegari, o Robozinho, mas ainda assim foi o joinvillense Claudionei Costa quem ficou com o título de 2009 nessa categoria.
No próximo ano os dez melhores de 2009 disputarão o CCAD na categoria principal, enquanto os demais brigarão na categoria ascendente. No sábado o céu estava completamente encoberto, teto baixo e predomínio de ventos do quadrante sul.
Escolhida prova de trinta e sete quilômetros, race to goal direto para a cidade de Balneário Camboriú. A condição que já era ruim durante o briefing piorou e, assim, nenhum piloto conseguiu partir para a prova.
No domingo pela manhã novamente céu encoberto, com cara de chuva, que aos poucos foi se dissipando e deu lugar a um belo Sol e ótima condição de voo. Definida prova de trinta e dois quilômetros, com pilão próximo à cidade de Tijucas e goal no pouso oficial de Canelinha. Apesar de boas térmicas no caminho a grande maioria caiu próxima ao primeiro pilão, pois o vento contra chegou cedo e veio rasgando – o rendimento das asas foi a zero. Robert e Victor foram os únicos a baterem o pilão e seguir na prova, mesmo assim nenhum deles concluiu o percurso. Robozinho e Junico pousaram no pilão.
Ao final todos de cabeça feita, muita cerveja, churrasco, música e risadas. O ano não foi dos melhores para o nosso CCAD, mas nada que 2010 não resolva. Parabéns aos organizadores da etapa, Cristiano Hoffmann e Henrique Frasson, ao Maicon, pela força na computação dos dados, e aos pilotos e familiares que marcaram presença no evento.
Etapa final do Catarinense 2009.
O Clube de Voo Livre da Galera (CVLG) está à frente da organização e aguarda a participação de grande número de pilotos para essa disputa final. O ano de 2009 não tem oferecido boas condições para a prática do voo livre no Estado Santa Catarina. Isso, somado a algumas dificuldades de organização, acabou prejudicando bastante o campeonato.
Das nove etapas idealizadas apenas quatro foram realizadas até o momento, sendo que somente três provas tiveram validade para a formação do ranking estadual.
Com exceção da etapa de Jaraguá do Sul, que aconteceu no mês de abril, onde estiveram presentes muitos pilotos e contou com 100% de aproveitamento, as demais não foram boas.
Bom, a esperança é que dessa vez "São Pedro" colabore e brinde a galera com uma condição perfeita para que todos possam tirar as teias de aranha e diminuir o nível de estress, que anda elevado em conseqüência da falta de voo. Vamos lá pessoal, preparem as barcas e vamos voar. Informações oficiais sobre o evento no site da Federação Catarinense.
Ainda pelos céus do sertão nordestino...

Eta nordeste arretado hein...
Até esta quarta-feira (04/11) já foram percorridos 574kms. Recife - Aliança - Junco do Seridó - Patú - Quixadá, mas ainda tem muito céu pela frente. A perna desta quinta-feira, a maior do evento, promete. O desafio é cruzar os 206 kms que separam Quixadá de Ipú, ambas no Estado do Ceará. Dessa vez o pessoal de Brasília foi com tudo para o evento. Estão lá André Nardelli, Dudu Fernandes, Glauco Pinto e Marcelo Alvorada. Acesse o site oficial do rally e confira que o SOSertão é muito mais do que simplesmente voo livre.

Sul Brasileiro e Catarinense de Asa em Tangará/SC
Marcelo Ferro é o novo campeão brasileiro.
Carmo do Rio Claro (MG) consagra o paulista Marcelo Ferro Campeão Brasileiro de Asa Delta em 2009. O vice-campeonato ficou com o paranaense Dorival Agulhon. Esse é o primeiro título nacional de Ferro, e surge como resultado de sua dedicação e investimento no esporte. Até colocar as mãos no caneco a batalha foi árdua. Ferro terminou 2008 como grande campeão do X-Ceará, e não parou por aí. Fechou 2008 com chave de ouro e abriu 2009 com o pé direito. Logo na primeira etapa do brasileiro, realizada em janeiro na cidade de Sapiranga (RS), saiu-se vencedor. Em Brasília, não atingiu o auge de sua performance mas voou o suficiente para terminar a etapa na sexta colocação e somar valiosos pontos para o ranking. Esteve presente ainda nas regionais de Itamonte e Andradas, e partiu com garra para a batalha final, em Carmo. Saiu de lá como vice-campeão da etapa, apenas oito pontos atrás do vencedor, o paulista Ari Fossa, revelação do evento. Os catarinenses Marco Melegari (Robo) e Arilton Bittencourt (Tingão) marcaram presença em Carmo, conquistando a sexta e sétima colocação na categoria ascendente. Com o resultado terminaram 2009 na 41ª e 37ª posições no ranking nacional, respectivamente. Vale lembrar ainda que Robozinho segue como líder do XCatarina 2009. Há muito Santa Catarina não tinha representação no circuito brasileiro, parabéns aos dois pela iniciativa e desempenho. Parabéns ao Ferro e Dorival pela conquista e a todos os pilotos, organizadores e blogueiros por manter acesa a chama do esporte.
Voo nostálgico no Morro do Atalaia.
No domingo dia 11, logo pela manhã a presença de um vento nordeste intenso indicava a possibilidade de um voo no fim de tarde em um pico de praia alucinante da minha região, o morro da Atalaia, em Itajaí/SC. Não é sempre que acontece a condição ideal para decolar de asa por lá, pois o vento precisa estar realmente de frente na rampa e forte. Bem, ontem aconteceu. O visual é maravilhoso, aquele contraste de mar, praia, rio, rochas e muito verde da mata atlântica. Apesar de estar sozinho, por lá a sensação nunca é realmente essa. Urubus, albatroz, gaivotas, andorinhas e até parapentes sempre aparecem para curtir com a gente. Decolando a um desnível de apenas sessenta metros, dependendo das condições do dia (intensidade do vento e atividade térmica), é possível ultrapassar a barreira dos quinhentos metros, ontem não cheguei nem perto disso, mas ganhei altura suficiente para fazer a travessia até o Morro do Careca, em Balneário Camboriú e garantir o pouso na Praia Brava. Esse voo, particularmente, foi especial e gostaria de dedicá-lo a dois grandes amigos de Brasília que no verão de 2005, quando curtiam umas férias em minha casa, puderam compartilhar comigo a magia daquele local. Um deles, o Dan, há algum tempo partiu em um grande voo. O outro, Evandro, amigo do peito, era o aniversariante do dia. Parabéns Ratão, valeu Dan esteja onde estiver. Esse voo foi para vocês... Pena não ter acertado melhor posicionamento da câmera na asa, o que prejudicou muito na qualidade das imagens.
Voo para a liberdade.
Tentando manter vivo o voo na Lagoa/SC.
Morre aos 97 anos Francis Rogallo.

Brasileiro termina debaixo d´água.
Kvalinho estréia Brasília com o pé direito.
Fabio Negão carimba a Esplanada.
Maquete de Brasília.
Ivo, único catarinense na Esplanada.

O piloto de Gaspar/SC Ivo Icensee foi o único catarinense a chegar na Esplanada nesse domingo. Ivo não está no campeonato mas fez a cabeça no free fly. Do jeito que ele mais gosta, chegou muito alto em Brasília e ficou durante um bom tempo curtindo o visual e tentando entender a geografia da cidade. Robozinho e Tingão, ambos inscritos no brasileiro, fizeram um grande voo batendo os dois pilões do dia e pousando pouco antes de Sobradinho.
Pousado antes do motel.
Eleita nova diretoria do CVLG.
CCAD 2009 - Etapa Gaspar.
Valeu o empenho do organizador - Fábio Negão - que mandou muito bem.
No sábado, céu azul sem formações, vento moderado soprava de frente na decolagem. Definida prova de 34 km com start num raio de 1.000 metros da rampa, pilão na fábrica da Fischer, na entrada de Brusque, e goal no loteamento Camboriú Golf.
Todos decolaram com segurança mas a condição não ajudou, poucos ganharam a rampa, entre eles Robert e Pieri, os únicos que conseguiram sair para prova. Robert, o campeão da etapa, com muita persistência ainda conseguiu bater o primeiro pilão mas sem condições de avançar no voo. Pieri ficou cerca de 1km do primeiro pilão e faturou a segunda colocação.
No domingo a condição ficou ainda pior, dessa vez com céu bastante incoberto, frio e sem perspectiva alguma. A prova foi cancelada e o dia liberado para o free fly, com direito a um festival de bons pousos no oficial.
Categoria Principal: Robert, Pieri, Dingo, Márcio Bilk e Maninho. Categoria Ascendente: Claudio, Cristiano, Fábio Negão, Max e Renato Ribeiro. Categoria Iniciante: James, Pereira e Lucas. O clima de confraternização foi total.
À exceção dos pilotos Robert, Pieri e Cláudio, todos os demais obtiveram apenas a pontuação mínima, sendo adotado os critérios do sistema GAP para desempate e premiação.
Ao final, foi realizado entre os inscritos o sorteio do DVD "Asas um Sonho Carioca". O felizardo, que levou o brinde para casa, foi o piloto de Jaraguá do Sul Pieri Tomaselli.
Alex Ploner é o novo campeão mundial.

Gaspar/SC sedia etapa do Catarinense de Asa.

Mundial de Asa 2009.

Mais um final de semana de voo.
Acesso em Canelinha está perfeito.
Confirmada etapa de Presidente Getúlio/SC.
Promoção Planeta EXPN.
ETAPA TRANSFERIDA.
Presidente Getúlio/SC recebe a próxima etapa do Catarinense de Asa.

Uma boa turma em Tangará/SC

Domingo de gala para o Ivo.

Canelinha nas nuvens.
Um pouco do que rolou em Salete/SC.
Imagens feitas pelo piloto Junico durante o Festival de Voo Livre de Salete/SC, 03/05/09.
A condição melhorou e Salete aconteceu.
Salete/SC sedia Festival de Voo Livre.


Tem início a disputa do CCAD 2009
Ao todo foram 19 inscritos nas duas categorias: Ascendente e Principal. Como não houve prova para os iniciantes o free fly foi liberado e a galerinha curtiu muito. As provas foram curtas mas bem escolhidas diante da condição existente.
No sábado, start num raio de 1.000 metros da decolagem, primeiro pilão no viveiro do Junico, segundo pilão no Pico Jaraguá e goal no pouso oficial do JCVL, compondo os quase vinte e cinco quilômetros da prova.
Nenhum piloto conseguiu completar a prova que teve como melhores colocados Robert de Balneário e Cláudio de Joinville.
No domingo a prova foi de vinte e um quilômetros com pilões na ponte da SC473, trevo da BR280, novamente ponte da SC473, piscinas da Krauser e goal no pouso oficial. Robert Etzold matou a prova em trinta e nove minutos e foi o único a completá-la, com muita gente batendo na trave.
As provas, apesar de curtas foram muito técnicas e cumpriram o objetivo de familiarizar a maioria dos pilotos com o uso do GPS na marcação dos waypoints. Como o ano de 2009 não tem sido dos melhores para o voo livre todos que compareceram estavam fissurados para voar e rever os amigos.
A confraternização rolou solta nesse início de campeonato. Na categoria principal faturaram a etapa, respectivamente: Robert Etzold, de Balneário Camboriú, Pieri Tomaselli e Márcio Bilk, ambos de Jaraguá do Sul.
Na categoria ascendente os primeiros colocados foram: Cláudio de Joinville, João Rotor de Indaial e Renato Ribeiro de Florianópolis.
As alterações no regulamento e formato do CCAD foram elogiadas pela maioria dos pilotos, merecendo destaque os seguintes pontos: a) categorias principal e ascendente correm agora a mesma prova; b) os dez melhores pilotos do ranking 2008 compõem a categoria principal, demais pilotos disputam na ascendente; c) utilização do sistema GAP para computação dos voos, dando mais equilíbrio, corrigindo distorções e tornando o campeonato mais competitivo e justo; d) distância mínima de vinte quilômetros para validação das provas, independente do pico de voo.
É isso aí, demorou para acontecer mas foi dada a largada pela disputa aos títulos de campeão de 2009. A próxima etapa, inédita, acontece em Presidente Getúlio durante o mês de maio, ainda aguardando definição de datas. Confira os resultados oficiais:
Jaraguá do Sul sedia Etapa do CCAD 2009

A primeira etapa, realizada durante o mês de janeiro na cidade de Igrejinha/RS não contou com a participação mínima de 10 pilotos exigida pelo regulamento e, portanto, não foi válida para o campeonato.
Já a segunda etapa, programada para março na localidade do Escalvado, não aconteceu devido à falta de apoio local, o que acabou por inviabilizar sua realização. Mas tudo indica que agora é para valer.
O pessoal do Jaraguá Clube está muito empenhado para fazer dessa "primeira" etapa um grande sucesso. A inscrição será de R$ 60,00 e, como de costume, dará direito a transporte à rampa, camiseta do evento e premiação para os cinco melhores de cada categoria.
Para os pilotos mais precavidos e que preferem subir à rampa sem nenhuma pendência, a lista de waypoints do evento já está disponível para download e não sofreu alterações com relação a 2008. Está tudo pronto, só falta a sua presença. Compareça, você é quem faz o campeonato acontecer.
Aproveitando a folga para voar.
Muita fissura e pouco voo.
1ª Etapa Regional do Brasileiro de Asa 2009.

Cancelada etapa do CCAD no Escalvado.
Fim da polêmica.

Ainda sobre a Praça da Soberania...
Flexicotton 2009: abertas as inscrições.

Voo livre ameaçado pela Praça da Soberania.
